Avaliação e Gestão de Risco de Contactos entre Animais Domésticos e Selvagens Potenciadores de Transmissão de Doenças

Projecto C3C (Caça - Capacitação, Competitividade e Comunicação), financiado pelo Fundo Florestal Permanente, foi uma iniciativa do CPM e das Universidades de Lisboa, de Coimbra, e de Trás-os-Montes e Alto Douro que decorreu entre 2020 e 2022 com o objectivo de valorizar a fileira da Caça e de promover a sustentabilidade da sua gestão.

Umas das suas iniciativas destinava-se à avaliação  da biossegurança (BS) em todo o país em explorações agropecuárias que fossem simultaneamente Zonas de caça (ZC). O estudo incidiu sobre 55 ZC com o objectivo de possibilitar a sensibilização dos operadores, o aconselhamento sobre boas-práticas de biossegurança e a análise global e identificação de pontos críticos para melhoramentos na gestão e na capacitação do sector da Caça.      

O estudo tornou possível a caracterização do nível de BS nessas ZC e o conhecimento da realidade na interface caça-pecuária em Portugal. Em simultâneo, permitiu aumentar o conhecimento das práticas de BS a implementar e identificar possíveis riscos de interacção entre as espécies pecuárias e os ungulados silvestres de caça maior em ZC que integram sistemas de produção animal em extensivo.

Em anexo se divulga o respectivo Relatório Final (LER AQUI).

Deixe o seu comentário

Comentários

  • Sem comentários ativos!